segunda-feira, 25 de maio de 2009

BUSY DAY!!!


Segunda-feira é meu dia de folga. Entretanto, folga foi o que não tive hoje. Levei minha mãe para fazer uns exames, levei o carro para resolver problemas com o alarme e com a fechadura da porta do passageiro (prejudicados por uma tentativa de furto), preparei as aulas dos meus alunos e terminei, neste instante, de ler São Bernardo para a aula de quarta-feira da pós. Mesmo assim, o cinema não deixou de estar presente neste dia.

Enquanto aguardava o atendimento na Porto Seguro para tirar uma dúvida sobre o alarme, li no Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, uma matéria referente à premiação do Festival de Cannes, ocorrida ontem, domingo. Nela, destacava-se a conquista da cobiçada Palma de Ouro, prêmio máximo do festival, pelo cineasta austríaco Michael Haneke e por seu Des Weisse Band. O filme traz um retrato ficcional da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, buscando uma reflexão sobre as origens do nazifascismo, que ganharia força no segundo conflito mundial, entre 1939 e 1945. A premissa é muito interessante e em breve poderemos conferir o trabalho de Haneke em nossas telas.

Outros vencedores em Cannes me deixaram particularmente contente: a primeira foi a atriz Charlotte Gainsbourg, premiada por seu trabalho em Anticristo, novo e polêmico filme do cineasta dinamarquês Lars Von Trier. A moça passou por maus bocados durante as filmagens e, foi merecidamente reconhecida pelos jurados. O outro foi Christoph Waltz, melhor ator por sua performance em Bastardos Ingloriosos, novo longa do genial Quentin Tarantino.

Por hoje é só. Deixo vocês com a foto do vencedor da Palma de Ouro, Michael Haneke. Aproveitarei as últimas horas do dia de folga para conferir um filme chamado Cecil Bem Demente, do cineasta underground John Waters. Amanhã, volto para comentar esta produção.

Um comentário:

  1. Legal o bog


    sim...comenta o filme...eh sempre bom saber dos filmes para quem saber assistirmos eles

    aproveite e passe no meu blog
    http://www.blogdosatuais.com/

    ResponderExcluir